Representação do nativo digital


1. Comente o distanciamento entre as expectativas dos alunos e as exigências dos professores, utilizando as representações de "nativos" e de "imigrantes" digitais (Marc Prensky). 
Os estudantes são nativos digitais, mais conhecidos como estudantes nativos digitais, ao contrário dos professores, que são imigrantes digitais, mais conhecidos como professores imigrantes digitais.

Os estudantes e os professores têm um distanciamento em relação às suas expectativas e exigências, respetivamente, como por exemplo: os estudantes nativos preferem receber rapidamente informação de múltiplas fontes, já os professores preferem a transmissão da informação de forma lenta e controlada, com recurso a fontes limitadas como as aulas e os manuais escolares; os estudantes preferem aprender através de vídeos, imagens e sons em vez de texto, ao contrário dos professores que preferem ensinar recorrendo ao texto do manual escolar; os estudantes preferem aprender "just-in-time" e os professores preferem ensinar "just-in-case". Estes exemplos demonstram claramente a sua discrepância em termos de exigências e expectativas de professores e alunos, respetivamente.

2. Observe como algumas das ideias que utilizou na questão anterior, não passam de mitos, segundo o Relatório da EU KIDS ONLINE. Refira alguns destes mitos
Algumas destas ideias não passam de mitos, entre estes mitos estão: os nativos digitais sabem tudo (mais que os seus pais); os menores de 13 anos não podem utilizar redes sociais; os estranhos são violentos; as pessoa que encontra na Internet são estranhas.


3. Refira o papel da estatística na construção do conhecimento científico. 

A estatística tem um papel importante na construção do conhecimento cientifico porque para o estudarmos, podemos observar questionários ou então fazê-los para termos uma ideia mais clara sobre o assunto.

4. Verifique que as representações de "nativos" e de "imigrantes" digitais, apesar de poderem conduzir a alguns erros, têm interesse, particularmente porque ajudam a compreender a realidade e a formular hipóteses, a testar posteriormente. 
Estas representações são importantes e têm interesse na compreensão da realidade e na formalização de hipóteses, porque permite-nos perceber que os "nativos" preferem fazer as coisas com base nas tecnologias e informática ao contrário dos "imigrantes" que preferem utilizar o papel e fazer as coisas de forma mais simples. Isto permite-nos observar esta realidade e a observar as varias hipóteses.

Sem comentários:

Enviar um comentário