Instituições sociais


1. Justifique a perda de importância da Igreja enquanto instituição, na actualidade, referindo:
a) A globalização;

Com a globalização passou a haver outras formas de comunicação com o mundo para além da igreja o que fez com que esta perdesse importância.

b) A escolarização;
Com a escolarização as pessoas passam a ter uma maior capacidade crítica em relação ao que é dito na igreja, perdendo essa importância. 

c) A urbanização.Antes da urbanização começar a emergir, a igreja tinha um papel fundamental e as relações que se estabeleciam com os seus seguidores eram de proximidade. Atualmente, com a urbanização, as relações que se estabelecem são sobretudo de anonimato, o que faz com que a igreja perca poder que em tempos teve.


2. Verifique se o namoro é uma instituição:
a) Na perspectiva Weber;
Na perspetiva de Weber o namoro é uma instituição, dado que são explícitos certos padrões de comportamento. São impostos determinados papéis aos indivíduos, de forma que sejam recompensados se os respeitarem e sancionados se se desviarem do esperado.

b) Na perspectiva de Fichter.
Para Fichter o namoro é uma instituição, pois apresenta um conjunto de normas e padrões, que devem ser cumpridos, relações e papéis impostos de forma que possam satisfazer as suas necessidades.



Sem comentários:

Enviar um comentário