Papel social e Estatuto social em acção



1. "Identificar o aluno com o aprendente é impedi-lo de pensar o papel que os adultos lhe atribuem e o modo como o estudante vive esse papel; é esquecer que o "ofício" de aluno é consignado às crianças e aos adolescentes como um ofício "estatutário", do mesmo modo que um adulto é mobilizado pelo Estado para se apresentar perante o júri, ou para ingressar no exército.Juridicamente, o trabalho escolar está mais próximo dos trabalhos forçados que de uma profissão livremente escolhida. Uma fracção dos alunos faz da necessidade virtude e realiza, sem dificuldade, o seu percurso escolar; outros resistem abertamente e desencadeiam a fúria dos que lhe "querem bem"; outros, ainda, fingem aderir às regras do jogo".
Philippe Perrenoud, Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar

a) Confirma a tese do ofício "estatutário" de aluno consultando os artº 90º e 91º (p. 55) do Regulamento Interno. * Backup

Segundo o Regulamento Interno é esperado que cada aluno cumpra o seu papel social, tendo este deveres e direitos a cumprir.
O aluno deve ser assíduo, pontual e cumprir todas as atividades escolares propostas; respeitar todos os docentes, funcionários e colegas; empenhar-se no estudo em casa e realizar os trabalhos de casa, entre outros.
Além de ter deveres o aluno tem igualmente direitos: serem-lhe atribuídos períodos de descanso entre as atividades escolares; ser informado sobre todos os assuntos e actividades relacionadas e elaboradas pela escola; receber todos os trabalhos realizados, o mais rapidamente possível ; ter sempre direito à formação escolar, entre outros.
Deve-se considerar que um aluno que cumpra todos os seus deveres tenha o estatuto de “bom aluno”, mesmo que não tenha tão boas notas como os outros.


b) Explica porque uma fracção dos jovens “fingem aderir às regras do jogo”, 
utilizando a metáfora do ofício e os conceitos sociológicos apropriados.
A fracção dos jovens que “fingem aderir às regras do jogo” são os estudantes que pretendem demonstrar que são bons alunos e que têm interesse em aprender, contudo forçadamente, do modo que apenas vão à escola porque existe a lei da escolaridade obrigatória até aos 18 ou porque os pais os obrigam.

c) Identifica três grupos sociais no texto e classifica-os quanto ao conteúdo, amplitude e duração utilizando a classificação de GURVITCH.Estado: grupo suprafuncional, extenso e permanente.
Alunos: Grupo multifuncional, médio e temporário.
Adultos=Família: grupo multifuncional, reduzido e durável.




2. No início da entrevista de François Dubet (primeiras 5 linhas) este sociólogo francês refere como motivo para ter experimentado ser professor, a sua desconfiança relativamente a “um tipo de encenação um pouco dramática” que os professores fazem do seu trabalho.
Comenta esta encenação utilizando conceitos sociológicos.
O pesquisador François Dubet colocou-se no papel de um professor e percebeu que a maioria dos professores, para demonstrar que sabem disciplinar os seus alunos, não têm o hábito de divulgar o que se passa nas salas de aula que leciona, evitando conversar com outros professores sobre o assunto, com o objetivo de manter o seu estatuto social e não demonstrar a sua incapacidade de lidar com um diverso tipo de situações.
François Dubet insiste na inaptidão e incompetência de alguns professores que ao não conseguir lidar com as suas turmas culpam os seus próprios alunos, afirmando exageradamente que estes não têm vontade de trabalhar. Concluindo, o sucesso escolar é apenas conseguido com a cooperação de alunos e professores.




3. "No final das contas, achei que a descrição que os professores entrevistados faziam na pesquisa era bastante correcta.Realmente, a relação escolar é a priori desregulada. Cada vez que se entra na sala, é preciso reconstruir a relação: com este tipo de alunos, ela nunca se torna rotina. É cansativa, cada vez, é preciso lembrar as regras do jogo; cada vez, é preciso reinteressá-los, cada vez, é preciso ameaçar, cada vez, é preciso recompensar (...)"
Entrevista de François Dubet (pouco antes do meio)
Comenta a multiplicidade de papéis desempenhados por Dubet (investigador e professor) do ponto de vista:
a) do necessário distanciamento que a Sociologia exige ao investigador;
b) da necessidade que o investigador tem de compreensão da realidade para melhor a explicar. 
Embora analisemos melhor uma determinada realidade quando fazemos parte dela, para conseguir fazer uma análise científica mais aprofundada e melhor conseguida tem de haver um distanciamento para que o investigador fique numa posição independente, não ficando tão envolvido no problema.
Ser simultâneo, professor e investigador, permite que haja uma melhor capacidade de compreensão da realidade.




4. "Talvez eu pudesse dizer que sentia dificuldade [em ensinar sem stress] porque meu status social me permitia dizê-lo sem ter o sentimento de vergonha. Pode ser mais duro para um professor iniciante".
Entrevista de François Dubet
Explicita o conceito de estatuto adquirido, comentando Dubet.
Podemos definir estatuto adquirido como um estatuto que determinado individuo adquire por ter trabalhado numa preparação prévia para o exercício de determinada função. Este conceito levou François Dubet a afirmar que um professor com um histórico construído tem um estatuto adquirido para se apoiar devido aquilo que o seu emprego e historial lhe oferecem, coisa que um professor iniciante não tem, daí ser fácil para ele afirmar que sentia dificuldade em lecionar sem stress, ao contrário do professor iniciante.



*5. O estatuto social codifica padrões de comportamento.

a) Indica cinco padrões de comportamento associados aos bons alunos, partindo da amostra do livro Ser Bom Aluno, ‘Bora Lá?
Os padrões de comportamento associados aos bons alunos são: estudo regular, atenção nas aulas, esclarecimento de duvidas, não estudar nas vésperas dos testes, empenho e motivação na realização das tarefas.

b) Indica cinco comportamentos esperados de um bom professor, utilizando os testemunhos recolhidos por FELOUZIS.Os comportamentos esperados de um bom professor são, acima de tudo, que explique bem as matérias, que ajude as esclarecer as duvidas dos alunos, ser severo quando necessário e simpático, por respeito ao alunos e gostar de ensinar a sua matéria.



*6. Distingue as representações sociais do bom professor das expectativas do bom professor.

As representações sociais do bom professor são ideias comuns, da generalidade das pessoas, do senso-comum, como por exemplo: "É alguém que impõe as suas regras e se faz respeitar, ensina bem e não desilude os jovens." As expectativas do bom professor, ao contrário das representações sociais, têm conotação cientifica e um cálculo da sua importância. Segundo o quadro do link, as características mais importantes serão autoridade, clareza, amor e simpatia, conhecimentos e espírito aberto. Concluindo, a quantificação do peso de cada uma destas características, para os indivíduos, é o fator determinante para distinguir representações sociais de expetativas.



7. "(...) os professores mais eficientes são em geral aqueles que acreditam que os alunos podem progredir, aqueles que têm confiança nos alunos. Os mais eficientes são também professores que vêem os alunos como eles são e não como eles deveriam ser".
Final da Entrevista de François Dubet
Relacionando a argumentação de Dubet com a de Mollo, asocialização por antecipação será uma (1) decisão individual ou uma (2) resultante da interacção social? Justifica.

A socialização por antecipação é uma decisão individual, porque a pessoa é que irá decidir os estilos de vida a tomar, bem como os padrões de linguagem e comportamentos caracterizadores do grupo de referência.



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