Interacção social - A desatenção civil


1. “Os brancos no sul dos Estados Unidos eram conhecidos no passado por fixar o olhar nos negros em ambientes públicos, reflectindo uma rejeição dos direitos dos negros de participarem de certas formas ortodoxas da interacção quotidiana com brancos”. (Goffman)
Refere a importância da desatenção civil para que cada um consiga fazer a sua vida.

A desatenção civil é importante para que cada um consiga fazer a sua vida, porque permite-nos, através do olhar, perceber se a outra pessoa tem uma intenção hostil quando se cruza connosco, permitindo-nos não nos sentirmos inseguros sobre o que é que essa pessoa nos poderá fazer.



2. Distingue a interacção focalizada da não focalizada e apresenta alguns exemplos.

A interacção focalizada ocorre quando os indivíduos prestam uma atenção directa ao que o outro diz ou faz. A interacção desfocalizada tem lugar sempre que, num dado contexto os indivíduos mostrem ter consciência mútua da presença dos outros. 



3. Refere a importância do corpo:
a) num contexto normal (de norma) de interacção, explicitando o conceito de estigma (*);

Num contexto normal (de norma) de interação o corpo é importante porque, quando nos encontramos nessa situação, a primeira impressão de uma pessoa em relação à outra é sempre o corpo, sendo que com isso acabamos sempre por dispor essa pessoa numa determinada categoria e a partir daí ficamos com uma ideia dessa pessoa.

b) imaginando um contexto de speed dating. (**)
Quando estamos num speed dating, o corpo torna-se relevante pois permite-nos com que fiquemos com uma ideia melhor ou pior em relação a essa, fazendo com que a passemos para a próxima pessoa ou não, ficando com uma ideia melhor ou pior sobre ela. se essa pessoa tiver melhor aspeto nós iremos querer conhece-la melhor, caso isso não aconteça iremos logo desinteressarmo-nos pela pessoa não dando importância a ela.



4. Justifica a diferença quando se encontram no elevador estranhos vs. amigos.

Quando nos encontramos num elevador com um estranho, a nossa tendência é não olhar diretamente nos olhos da pessoa, olhado para o teto e para as paredes; já quando nos encontramos num elevador com um amigo temos tendência a olhá-la nos olhos, interagindo com ela.


Sem comentários:

Enviar um comentário