Ordem social e controlo social


1. Explica porque não é óbvio se um dado comportamento seja padrão ou desviante em Sociologia, apesar de aos nossos olhos nos parecer uma classificação elementar.
O comportamento padrão é o que nós associamos aquilo que a generalidade das pessoas faz, não sendo, por isso, uma classificação assim tão elementar.


2. Mostra com dois exemplos do teu quotidiano que “todos nós tanto desrespeitamos regras como as seguimos, assim como também todos somos criadores de regras”.
Quando andamos na auto-estrada, normalmente respeitamos a regra de circular pela direita mas não respeitamos o limite de velocidade. Na escola tanto chegamos sempre a horas, como utilizamos o telemóvel na aula.


3. Relaciona a conformidade das mulheres com o papel que lhes foi atribuído pelo poder social dominante (masculino) com a sua literacia.
Como as mulheres não tinham a capacidade de ler e escrever como hoje têm (devido ao nível de escolaridade das mulheres na época), tinham menos informação e por isso acabavam por aceitar.


4. Mostra que indivíduos habitualmente conformistas, podem assumir comportamentos tidos por desviantes em situações extremas.

Um individuo ao sentir-se ameaçado com uma arma, pode assumir o comportamento desviante de matar essa pessoa.


6. Comenta a importância relativa dos grupos apresentados no controlo social em meios rurais relativamente aos centros urbanos. 
Nos meios rurais as pessoas reparam e são capazes de "controlar"



Sem comentários:

Enviar um comentário